Em Fórum sobre desenvolvimento econômico da região Sudeste, Banco do Empreendedor defende efetivação de Crédito

04/12/2017 - Cristiane Lima

Uma das regiões do Estado com maior potencial de desenvolvimento, a região Sudeste do Estado foi Palco da quarta edição do Fórum de Desenvolvimento Econômico do Tocantins, que ocorreu em Taguatinga no último final de semana, com o foco em soluções práticas e viáveis ao crescimento da região.

O evento foi aberto oficialmente pelo gestor da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden), Alexandro de Castro Silva, e autoridades regionais. Conforme o secretário, o sudeste é uma das regiões de maior potencial de desenvolvimento do Estado, tendo em vista sua vocação para o turismo, mineração, piscicultura, fruticultura, dentre outras, e o desafio do poder público é concretizar este potencial, promovendo a geração de renda e transformando a realidade da população. “A missão que nos foi dada pelo governador Marcelo Miranda  é garantir que a beleza e riqueza naturais não destoem da realidade do povo desta região”, destacou.

Durante uma mesa redonda que discutiu o acesso ao crédito e incentivos fiscais, representado pelo seu vice-presidente Reginaldo Santana, O Banco do Empreendedor apresentou suas linhas de créditos e falou sobre o perfil do seu público, juntamente com as instituições financeiras presentes, como Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Agência de Fomento e Banco Basa.

Respondendo a um questionamento feito pelo secretário da SEDEN, sobre quais seriam as possibilidades e soluções para o fortalecimento e para oferta de crédito aos empreendedores dos Arranjos Produtivos Locais – APL’s da Região Sudeste, Reginaldo apresentou sugestões de alinhamento institucional entre as instituições Seden/BEM/Fomento/Ruraltins e Associações Comerciais e Bancos no sentido de promover acesso para a devida efetivação do crédito.
Outro fator importante destacado pelo vice-presidente do Banco Bem são os dados e pesquisas socioeconômicas disponíveis na Seden e seu corpo técnico de alto nível para mapeamento, planejamento e execução de novas linhas de créditos.

Municípios do sudeste

O evento contemplou os municípios de  Almas, Arraias, Aurora do Tocantins, Chapada da natividade, Combinado, Conceição do Tocantins, Dianópolis, Ipueiras, Lagoa do Tocantins, Lavandeiras, Mateiros, Monte do Carmo, Natividade, Novo Acordo, Novo Alegre, Novo Jardim, Paranã, Pindorama do Tocantins, Ponte Alta do Bom Jesus, Ponte Alta do Tocantins, Porto Alegre do Tocantins,  Rio da Conceição, Santa Rosa do Tocantins, Santa Tereza do Tocantins, São Félix do Tocantins, São Valério da Natividade, Silvanópolis, Taguatinga e Taipas.

Sobre o Fórum

Esta é a 4ª edição do Fórum de Desenvolvimento Econômico, que já foi realizado nas regiões Central, Sul e Bico do Papagaio. Os encontros têm como tema “Desafios e Oportunidades para Fortalecer a Economia Regional do Tocantins”.