Notícias

Formandos dos cursos do Sine recebem orientação sobre empréstimos do Banco do Empreendedor durante formatura

24/02/2017 - Cristiane Lima

A formandos dos cursos de capacitação e qualificação do Sistema Nacional de Emprego do Tocantins - Sine/TO, o presidente do Banco do Empreendedor do Tocantins – BEM, Acy de Carvalho Fontes, garantiu que suas propostas de empréstimo terão prioridade no Banco, já que o certificado de conclusão dos cursos do Sine garantem a preparação para entrarem e permanecerem no mercado.

Na formatura, que ocorreu na noite desta quinta, 23, na sede do Sine/TO em Palmas, alunos e alunas dos cursos de instalação e manutenção de alarmes; eletricistas; cabeleireiro; derivados do leite e mecânica de manutenção de motocicletas para mulheres (Projeto Jeito de Mulher) receberam orientações do presidente do Banco de como contrair um empréstimo voltado para o microempreendedor e das vantagens que o Banco oferece em relação aos bancos tradicionais.

Sobre o curso para mulheres em uma área antes essencialmente masculina, Acy destacou a prioridade que, seguindo a mesma linha, o Banco dá ao público feminino quando analisa uma proposta para concessão de empréstimo. “A gente sabe que o zelo da mulher e a preocupação dela com o bem estar da família é muito maior do que o do homem e nós levamos em  conta e valorizamos esse compromisso”, destacou às formandas do Projeto Jeito de Mulher, incentivando-as a irem em frente com a nova profissão.

Sobre o mesmo projeto – Jeito de Mulher, a secretária estadual do Trabalho e Assistência Social (Setas), Patrícia do Amaral, destacou que ele veio para ajudar as mulheres a ocuparem algumas lacunas deixadas pelos homens como também para quebrar paradigmas.

Uma das 14 formandas, Kinara Queiroz gostou tanto do curso que trouxe mais cinco mulheres da sua família para fazerem o curso junto com ela. “Nós já somos um grupo pronto para abrir um negócio no ramo e fazer um empréstimo para começarmos o nosso próprio negócio será uma oportunidade ímpar pra isso”, comemorou.

O Jeito de Mulher

O curso, realizado em quatro semanas e com total de 180 horas, foi promovido por meio da Gerência de Qualificação e Capacitação do Sine, e faz parte do Projeto Jeito de Mulher, que busca inserir mulheres em áreas com predomínio masculino, o que torna o mercado de trabalho mais democrático.

A primeira etapa do Projeto contemplou os municípios de Araguaína, Guaraí, Gurupi, Palmas, Paraíso do Tocantins e Porto Nacional, qualificando 258 mulheres. A partir de janeiro deste ano, começou a ser executada a segunda etapa e a perspectiva é a formação de mais 207 mulheres, totalizando 465 beneficiadas.

Compartilhe esta notícia