Notícias

Governo do TO incentiva profissionalização priorizando empréstimos a formandos do Sine/Tocantins

08/02/2017 - Cristiane Lima

Uma parceria entre o Banco do Empreendedor do Tocantins – BEM e a Secretaria do Trabalho e Assistência Social – Setas, por meio do sistema Sine/TO de emprego vai facilitar aos formandos dos cursos de qualificação e capacitação do Sine/TO a concessão de empréstimos para iniciarem o seu próprio negócio.

O presidente do Banco, Acy de Carvalho Fontes explica que a parceria representa o esforço do Governo do Tocantins em promover a geração de emprego e renda. “É uma espécie de círculo virtuoso da geração de emprego e renda porque primeiro o Governo propicia qualificação a estas pessoas e em seguida, com a habilidade adquirida, oferece também um capital para iniciarem o próprio negócio”, explica o gestor.

A secretária da pasta (Setas), Coronel Patrícia, destaca que esse é mais um incentivo do Governo do Estado para ajudar estas pessoas a se estabelecerem no mercado de trabalho. “Nós já orientávamos os formandos a procurarem o Banco do Empreendedor e essa oportunidade de eles terem prioridade no atendimento é mais um degrau alcançado para que elas alcancem a excelência no mercado de trabalho”, destaca a secretária, enfatizando os cursos profissionalizantes, a exemplo do projeto Jeito de Mulher, como foco para a concessão desses empréstimos.

Já a diretora interina do Sine/TO, Gláucia Branchina, destaca a união de esforços entre as instituições em prol da elevação profissional do cidadão. “Essa transversalidade vem para facilitar a vida das pessoas e reafirma o compromisso das instituições em favor do cidadão” completa.

Capacitação e Qualificação

O Sine/TO contabiliza 465 pessoas em processo de capacitação e já capacitadas. Entre os cursos ministrados estão: Projeto Jeito de Mulher; Marketing Pessoal; Auto Gestão em Atendimento; Postura Profissional no Ambiente de Trabalho; Relação Interpessoal no Trabalho. Os cursos de capacitação possuem carga horária de 20 a 40 horas e os de qualificação variam de 120h a 200 horas. Entre as instituições parcerias na realiza desses cursos estão o Senai, Senac, Pronatec e Instituto Geralda Aldira.

Compartilhe esta notícia