Banco do empreendedor leva informações sobre acesso ao crédito durante Fórum de Desenvolvimento Econômico em Guaraí

25/05/2017 - Cristiane Lima

Em um espaço destinado aos empresários, o Banco do Empreendedor do Tocantins – BEM integrou um grupo de instituições financeiras que levou orientações referentes ao acesso a crédito, durante o encerramento da primeira edição do Fórum de Desenvolvimento Econômico, que ocorreu em Guaraí, região central do Estado, nesta terça e quarta, 23 e 24.

Ao grupo, o presidente da instituição, Acy de Carvalho Fontes, esclareceu sobre as linhas de financiamentos oferecidas pelo Banco aos microempreendedores formais e informais, valores financiáveis, prazos para pagamento e carência para o início da quitação. Durante sua explanação, o presidente destacou a função do Governo do Estado de ser uma mão estendida para os pequenos empreendedores, especialmente neste período de crise em que o país vive.

O evento, marcando o primeiro de cinco encontros que atingirão todas as regiões do Tocantins, teve a presença do governador Marcelo Miranda e a vice-governadora Claudia Lelis no encerramento. Além do BEM, instituições financeiras como Caixa Econômica Federal, BNDES, Banco do Brasil, Sicoob e do Banco da Amazônia também levaram informações sobre suas linhas de financiamentos.

Empréstimo para microempreendedores

No segmento de concessão de crédito a microempreendedores, Acy explicou que os empréstimos contemplam o setor urbano e rural, formal ou informal, tais como: feirantes; artesãos; cabeleireiros; serralheiros; marceneiros; doceiros; sapateiros; jardineiros; açougueiros; doceiras; salgadeiras; costureiras; integrantes de associações, cooperativas e sindicatos; proprietários de lanchonetes, restaurantes, pequenos produtores rurais (hortaliças); barqueiros e barraqueiros. Também explicou sobre os valores para financiamento que variam entre R$ 1mil a R$ 10 mil reais, de acordo com o tipo de financiamento, com as opções de Investimentos em equipamentos e Capital de Giro. O Prazo para pagamento varia de 1 a 24 meses. A taxa de juros é de 1% ao mês.

Próximas edições

O Fórum Regional de Desenvolvimento Econômico em Guaraí abriu a rodada de eventos que serão realizados em outras quatro regionais. O próximo, nos dias 6 e 7 de junho, será em Gurupi, reunindo os municípios da região sul. Em seguida, o Fórum será realizado em Araguatins (região do Bico do Papagaio), nos dias 22 e 23 de agosto; depois em Dianópolis (região sudeste), dias 12 e 13 de setembro; e, por fim, em Araguaína (região norte), dias 17 e 18 de outubro.