Gurupi e região recebem informações sobre acesso ao crédito durante Fórum Regional

01/09/2017 - Cristiane Lima

Na manhã desta sexta, 1, durante a edição do Fórum de Desenvolvimento Econômico, empreendedores de Gurupi e região participaram de uma Mesa Redonda sobre o tema acesso a crédito e incentivos fiscais, com representantes de instituições financeiras, entre elas o Banco do Empreendedor do Tocantins – BEM/TO.

Durante o encontro, o presidente da instituição, Acy de Carvalho Fontes, deu detalhes de como funciona o programa Microcrédito, linha de financiamento do Governo do Tocantins destinada a alavancar e fomentar pequenos negócios. Apresentou os valores de  financiamento, que variam entre R$ 1mil a R$ 10 mil reais, com prazo para pagamento variando de 1 a 24 meses e taxa de juros de 1% ao mês.

O gestor destacou que de acordo com as especificidades de cada negócio (Capital de Giro ou Investimento) os prazos de pagamento e carência são diferentes.  Capital de giro - aquisição de matéria-prima e insumos - o prazo de financiamento é de até 12 meses, com até 3 meses de carência.  Já para Investimento - aquisição de máquinas e equipamentos -, o prazo é de até 24 meses, com até 6 meses de carência.

Programa Direção ao Trabalho

Na ocasião, Acy também apresentou o programa de financiamento da carteira de habilitação profissional - Direção ao Trabalho -, que acaba de ser lançado, como mais uma modalidade de empréstimo que em breve estará disponível para Gurupi. “Nós lançamos ontem, 31, em Palmas o programa com o Governador e a próxima cidade a ser contemplada será Gurupi”, anunciou, destacando que o Banco tem buscado ferramentas estratégicas para impulsionar o mercado regional, movimentar a economia, especialmente gerando renda e postos de trabalho.

Parceiros

Esta é a segunda edição do evento. A primeira ocorreu nos dias 23 e 24 de maio, na cidade de Guaraí, e reuniu municípios da região centro-norte do Tocantins. São parceiros desta edição: Federação da Indústria do Estado do Tocantins (Fieto), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Tocantins (Fecomércio), Federação das Microempresas, Empresas de Pequeno Porte e Empreendedor Individual do Tocantins (Femicro), Federação das Associações Comerciais e industriais do Estado do Tocantins (Faciet), Associação Tocantinense de Municípios (ATM) e Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado do Tocantins (Sescoop), prefeituras municipal de Gurupi; Associação Comercial de Gurupi; Câmara de Dirigente Logista (CDL); Instituto Federal do Tocantins (IFTO); e Sistema Nacional de Empregos (Sine).